Susan Bowerman
Diretora Sénior de Educação e Formação Nutricional


As festividades são uma altura para estarmos junto dos amigos e familiares, mas também da comida. Mas muitas das guloseimas e pratos da época são ricos em calorias, mas deficientes em nutrientes necessários ao organismo.
Para resistires aos doces e alimentos pouco saudáveis desta época, só tens de reforçar o teor de proteína em cada refeição, e reduzir os hidratos de carbono e gorduras refinadas. Sentir-te-ás mais saciado, o que te levará a comer menos e a cortar nos snacks poucos equilibrados.


O Papel da Proteína
A proteína é muito importante uma vez que te ajuda a desenvolver e a manter a massa muscular. Esta é fundamental numa dieta saudável, pois é um dos pilares das células no nosso corpo. A proteína torna as refeições mais saciantes. Incluir proteína em todas as refeições e snacks ajuda a satisfazer a fome ao longo do dia e pode ajudar-te a atingir as tuas necessidades proteicas (estas variam consoante o tamanho e composição corporais, a idade e o nível de atividade física).
Alimentos ricos em proteína como carne, ovos, legumes e sementes, ainda fornecem vitaminas B, E, zinco e magnésio. Por isso, ao reforçares o teor de proteína ao mesmo tempo que cortas nas calorias vazias, passas a obter nutrientes extra, necessários ao organismo.


Como Conter o Apetite Durante as Festividades
Aqui ficam algumas formas de incluíres proteína enquanto navegas pelas tentações gastronómicas da época:

Toma um Pequeno-Almoço Equilibrado, Rico em Proteína
Começa o dia com um pequeno-almoço rico em proteína, 25 gramas devem ser suficientes. Em vez de cereais, experimenta um batido substituto de refeição ou papas de aveia com proteína em pó. Estudos sugerem que um pequeno-almoço rico em proteína não só te ajuda a ficar saciado até à hora de almoço como pode ainda ajudar-te a reduzir a ingestão ao longo do dia*.

Opta por Snacks Nutritivos
Tenta não chegar de estômago vazio aos eventos festivos. Faz um snack substancial antes, como um iogurte grego natural ou um queijo fresco magro com fruta, ou um snack proteico antes de saíres de casa.
Também podes levar algo contigo, como uma mão cheia de frutos secos sem sal, uma barra de proteína ou queijinho magro, para estares prevenido.


Faz boas escolhas durante a época festiva
Existem algumas formas de manteres as tuas refeições festivas equilibradas. Para entrada, procura fontes de proteína magra, como peixe grelhado, carnes brancas, carnes magras, ou, fontes vegetarianas como feijões e lentilhas, e, modera-te nos molhos e temperos calóricos.
Vais querer cortar, ou mesmo eliminar, acompanhamentos ricos em amido como o arroz branco, o pão, o puré de batata e as massas brancas. Em vez destes, serve mais vegetais e saladas, e, procura leguminosas ou cereais ricos em proteína como lentilhas, quinoa, arroz e massa integrais. E não te esqueças das calorias líquidas, as bebidas festivas conseguem acumular muitas calorias. Um copo de água com gás com um pouco de sumo de limão ou lima, dá um toque festivo, não tem calorias e ainda te ajuda a manter hidratado.
Não tens de evitar por completo as tuas comidas favoritas desta época. O truque é evitar aquilo que está disponível no resto do ano, como bolachas com chocolate, em vez disso, delicia-te com pequenas porções dos doces que associas às festividades, como os biscoitos de gengibre.
E muito importante, não te esqueças de manter, ou até começar, a tua rotina de exercício físico. Não só te vais sentir melhor, como estarás no teu melhor, nestas festividades.

*Estes estudos não incluíram produtos Herbalife Nutrition