David Heber
M.D., Ph.D., FACP, FASN – Presidente do Instituto Herbalife Nutrition


Um sistema imunitário forte é fundamental para a defesa contra infeções.


O que é a Imunidade?
De uma forma simples, a imunidade é o que nos protege das doenças.
O sistema imunitário não se situa numa zona específica do corpo, ele é constituído por uma rede de células, moléculas, tecidos e órgãos, que funcionam em simultâneo para proteger o nosso corpo. Cada um destes componentes desempenha um papel fundamental na sua função e na forma como o sistema imunitário funciona, cruciais para prevenir infeções.
Existem duas categorias de funções imunitárias nos nossos corpos:
Imunidade inata, que previne a entrada de doenças no organismo
Imunidade adquirida, que elimina e previne o crescimento de agentes patogénicos no nosso organismo, como vírus e bactérias.


Como Funciona o Sistema Imunitário?
O sistema imunitário funciona para limitar o acesso de micróbios no nosso corpo, impedido o seu crescimento e o aparecimento de doenças.
Ao cruzar-se com um vírus, o sistema imunitário prepara a sua resposta imunitária – a forma como o organismo reconhece e defende-se contra bactérias, vírus e substâncias que lhe parecem estranhas e prejudiciais.
Aumentar a imunidade do nosso corpo não é tão simples quanto parece. Ainda há muito a descobrir sobre o sistema imunitário, matéria sobre a qual os investigadores estão a trabalhar para compreender, mas o que conhecemos é a relação entre o sistema imunitário e a nutrição.


Porque é que a Nutrição é Fundamental para a Imunidade
Para compreender como a nutrição e a dieta afetam o nosso sistema imunitário, temos de examinar de forma mais aprofundada o papel dos epigenéticos: o estudo de mecanismos biológicos que ligam e desligam os nossos genes.
Enquanto os humanos são 99,9% idênticos geneticamente, os epigenéticos tornam-nos únicos através das diferentes combinações de genes que se ligam e desligam – o que explica porque é que alguns de nós têm cabelo ruivo e outros castanho, ou, porque é que alguns de nós têm a pele mais escura ou mais clara, por exemplo.
O que comemos, onde vivemos, o quanto dormimos, como nos exercitamos e até as pessoas com quem vivemos, provocam reações químicas que podem alterar o nosso estado de saúde. A estes ainda se junta o nosso microbioma, que são os micro-organismos dos quais dependemos para estarmos protegidos contra germes, para transformarem os alimentos em energia, para a produção de vitaminas vitais e para apoiar o nosso sistema imunitário.
A parte maior do nosso sistema imunitário situa-se no intestino, que monitoriza a ingestão de comida e a forma como o nosso corpo a usa. Por isso é crítico seguir uma dieta equilibrada com as vitaminas, minerais e nutrientes certos, enquanto mantemos um estilo de vida saudável. Isto requer mais do que a simples mudança na ingestão de um ou dois nutrientes, faz-nos equilibrar toda a dieta para garantir uma nutrição ótima ao nível celular.
Existem quatro grupos essenciais de nutrientes que ajudam os indivíduos a fortalecer o seu sistema imunitário:
• Proteínas
• Vitaminas e fitonutrientes
• Probióticos e prebióticos
• Ácidos gordos Ómega-3