O Segundo Cérebro do Corpo: Como o Funcionamento Intestinal Afeta o Teu Humor

Susan Bowerman MSI., RAD., CESSE, SOM, RAND – Diretora Sénior de Educação e Formação Nutricional


Alguma vez sentiste "borboletas no estômago”? E o "estômago embrulhado", ou talvez uma experiência de "friozinho na barriga"? Quando a "barriga" te diz como se sente, é tentador pensar que está tudo na tua cabeça. Mas a verdade é que, quando o instinto te diz para "seguir a barriga", esta está realmente a tentar dizer-te algo.

Existe verdadeiramente uma forte ligação entre o cérebro e o aparelho digestivo e eles estão em constante comunicação entre si. Uma quantidade incrível de informação viaja entre o intestino e o cérebro - de tal forma que o sistema nervoso que reside no teu aparelho digestivo é muitas vezes chamado de "segundo cérebro".


Os Dois Cérebros do Corpo

A ligação entre o teu cérebro e o "segundo cérebro" no teu trato digestivo é algo que provavelmente já te deste conta sob a forma de uma "reação intestinal". Já conheces aquela sensação quando recebes uma má notícia ou tens uma conversa difícil com alguém. O teu intestino diz-te exatamente como te estás a sentir. Quando o stress ou a ansiedade atacam, o cérebro envia um sinal ao teu intestino - e logo a seguir ficas com o estômago agitado.

Os sinais também viajam na direção oposta: do intestino para o cérebro. Este sistema alerta o "primeiro cérebro" se tiveres comido algo que não devias e também mantém o controlo do teu nível de fome e do teu estado de espírito. Quando algo no teu sistema digestivo não está bem, é enviado um alerta para o cérebro - muitas vezes antes mesmo de te aperceberes que algo está errado.


O teu Intestino e o teu Humor

É evidente que certas emoções podem desencadear uma resposta digestiva, mas também se especula que o contrário pode ser verdade - as condições no teu intestino podem influenciar a forma como te sentes.

Segundo o Scientific American, provas recentes indicam que não só o nosso cérebro está "consciente" dos nossos micróbios intestinais, mas que estas bactérias podem influenciar a nossa perceção do mundo e alterar o nosso comportamento.

Não há dúvida de que o teu cérebro e intestino estão intimamente ligados - por isso faz sentido pensar que manter teu sistema digestivo em boa forma é fundamental para a tua sensação de bem-estar.


Como Melhorar o Bem-estar Digestivo

As medidas que tomas para manteres o teu bem-estar são as mesmas que também promovem o normal funcionamento digestivo. Aqui estão algumas dicas para começares:

Inclui muita fibra de frutas e vegetais coloridos e cereais integrais na tua alimentação. A fibra ajuda a promover a regularidade (o que pode afetar o teu humor!) e certas fibras também promovem o desenvolvimento de bactérias "boas" no teu microbioma.

Mantém-te adequadamente hidratado ao longo do dia.

Certifica-te de que ingeres alimentos fermentados probióticos, tais como iogurte, vegetais em conserva e tempeh, que fornecem probióticos naturais que apoiam o funcionamento do sistema imunitário através da eliminação de outras bactérias que, potencialmente, te podem deixar doente.

Faz do exercício físico regular uma parte da tua rotina.

Reservar tempo para desfrutar das tuas refeições também ajuda. Ao abrandar poderás ingerir menos comida e, provavelmente, ficarás menos stressado - o que significa que estarás a enviar sinais para "ambos" os teus cérebros. Quando comes mais devagar, dás tempo ao intestino para dizer ao teu cérebro que está saciado e, ao teu cérebro para dizer ao intestino que estás mais descontraído também.